SILMO PARIS 2019 :
SILMO Paris, uma fonte inesgotável
A afluência dos visitantes ao longo de todo o SILMO Paris 2019, demonstra-nos a força de um salão instalado como um marco temporal para toda a fileira óptica. Foram 35 888 profissionais (+2.5 / 2018) dos quais 56% de internacionais e 44% de franceses que se deslocaram para descobrir os produtos e serviços dos 970 expositores presentes. Uma edição que levantou o véu sobre o excelente clima de negócios que se está a viver, como testemunharam os expositores com os stands « invadidos » por visitantes à procura de novidades.
Sustentado por uma «welcome atitude», o SILMO Paris é um dos mais importantes encontros profissionais do setor. Uma rampa para o lançamento de novas marcas, para a descoberta de novas coleções, uma exploração às tendências mundiais ao cruzamento das inovações no design, à tecnologia e também ao retalho. O SILMO Paris está em consonância com os tempos atuais tanto na anticipação como na reatividade.
A função inicial do salão é e será a de um ponto de encontro entre a oferta et e a procura num dado momento T, o SILMO Paris diferencia-se por um desenvolvimento de conteúdos riquíssimos aliados a um ecosistema de animações únicas que alimentam o profissionalismo e a curiosidade tanto dos visitantes como dos expositores.
SILMO Next, o futuro no coração do SILMO Paris
O espaço SILMO Next investiga o futuro através de espaços interativos e de talks destinados a desvendar, explicar, entender os desafios das tecnologias do setor da óptica tendo como foco principal este ano, a digitalização dos pontos de venda, a visão aumentada, os óculos conectados e a impressão 3D.
Embora alguns tivessem predito o desaparecimento dos pontos de venda físicos como consequência do comércio em linhaa atual situação prova o contrário. O ponto de venda físico continua a ter a preferência, pois oferece uma experiência que o comércio em linha não oferece (ver o produto real, dispor do produto no imediato, experimentar o produto, tocar-lhe, ter acesso aos conselhos diretos dos vendedores…).
Apesar disto e mesmo permanecendo fiéis ao ponto de venda físico, verifica-se uma alteração no comportamento dos consumidores. Estão mais conectados, mais informados, mais móveis, uma atitude que torna as fronteiras entre o ponto de venda físico e o comércio digital menos nítidas. Em consequência, a introdução no seio do ponto de venda físico de ferramentas digitais e de tecnologias oferece uma maior eficiência comercial e um novo encantamento do ponto de venda, graças ao desenvolvimento de uma melhor experiência com o cliente.
Por trás desta digitalização, as reflexões dos intervenientes ao partilharem as suas experiências fizeram sobressair a necessidade de apropriação dos produtos do futuro — visão aumentada, óculos conectados, armações à medida impressas em 3D — que nos trazem hábitos novos com grande valor acrescentado para os profissionais da óptica.
Acompanhando este movimento e para desenhar o perfil do óptico do futuro, o SILMO Paris voltou a inovar com uma estreia mundial no setor da ótica: a aventura HACKATHON.
5 Equipas internacionais de diversos horizontes implicaram-se durante 24h a fim de transmitirem, com toda a sua energia, a sua visão do retalho do futuro. Ideias, maquetes, conceitos de sucesso, elas ofereceram respostas às temáticas da sociedade. Projetos que muito enriquecerão o salão SILMO Paris 2020 e que serão realçados ao longo de todo o ano.
O SILMO Next abordou este ano um tema de primeira ordem para a fileira: a RSE, a famosa responsabilidade social das empresas, a RSE que faz perguntas e que nos leva a inovar, e a investir em todos os domínios sejam eles ambientais, sociais ou societais.
Com o pragmatismo e o espírito colaborativo que o caracterizam, o SILMO Paris propõe a todo o setor uma reflexão coletiva (indústria, distribuição comércio de retalho, eventos) em torno dos desafios da RSE para o futuro. Os grupos de trabalho reúnem intervenientes de todos os horizontes e com base no voluntariado declarado em setembro último, estarão implementados no início de 2020. O fruto dos seus trabalhos será partilhado com todos os profissionais por ocasião da próxima edição do SILMO Paris.
O FORUM DAS TENDÊNCIAS, uma vitrina de exceção
Em matéria de design, as tendências seguem-se mas não se assemelham... das mais ousadas às mais bem comportadas, das mais inovadoras às mais vintage, o setor da óptica adota as grandes linhas estilísticas do momento. São peças que entram em cena ao vivo na LA SELECTION, o melhor da criação. Tudo em eco com o magazine digital TRENDS by SILMO. A cada edição, o SILMO Paris empenha-se em decifrar as tendências (formas, cores, matérias, estilos), a decifrar os sinais fracos e a sintetizá-los nas páginas desta revista acessível a todos os profissionais.
O SILMO D’OR
Para estar na vanguarda da tendência ou desenvolver-se, as empresas devem criar valor e inovar em todos os aspetos criativos dos seus produtos e serviços. A inovação é um processo concreto que se planifica, que é realisável e que deve adaptar-se às necessidades dos consumidores e dos mercados. A inovação é um meio para atingir os objetivos estratégicos, de melhoramento da competitividade, de diferenciação e de criação de valor.
Todos estes pontos estão no centro das escolhas dos júris dos SILMO d’OR que, desde há 25 anos, coroam a criação e a inovação.
Prémio Internacional do Óptico do Ano de 2019
A Associação Internacional dos Ópticos, IOA, é um organismo internacional cujas ações visam a valorização e o desenvolvimento da profissão em todo o mundo.
O prémio IOA/SILMO do óptico do ano reconhece assim a importância do profissional da óptica na difusão de produtos de qualidade e a sua contribuição para melhorar a saúde visual das pessoas
Por ocasião do SILMO Paris 2019, os representantes das associações nacionais dos profissionais da óptica membros da l’IOA nomearam cinco profissionais de exceção e o premiado foi proclamado no decorrer da prestigiosa cerimónia dos SILMO d’Or que se realizou em Paris : Andrew Keirl, óptico britâtico.
SILMO Academy
Este ano o colóquio científico interessou-se pelo tema «A Refração»: os seus problemas, a sua fisiologia as suas soluções. Para mais informações, descubra aqui o abstrato.
Pelo quarto ano consecutivo, o SILMO ACADEMY apoia um projeto científico em ciências da visão e da óptica com à partida, uma bolsa de 10.000 euros.
No SILMO Paris, os ópticos protugueses encontram-se no centro de um reator duplo «acolhimento e convivialidade», «conhecimento e partilha» com um vasto dispositivo de serviços que facilitam e enriquecem a sua vida profissional.
Assim, a reputada « welcome attitude » do SILMO Paris traduz-se e reflete-se através de um reconhecimento particular. Quer se trate de um programa de fidelidade para os visitantes, de spots no centro do salão, especialmente concebidos para se deleitar, distender-se e partilhar –Bar à Eau, Bar à Champagne – ou ainda uma conciergerie VIP, tudo é posto à disposição para acompanhar da melhor forma os profissionais do setor.
Dentro deste objetivo de partilha foi criado o SILMO Emploi com a organisação de um workshop empregador e de um workshop empregado. Guiados e aconselhados por especialistas, esses ateliers interativos oferecem-lhes a chave para que possam fazer evoluir de forma eficiente a sua empresa ou a sua carreira.
E para mergulhar ainda mais nas descobertas, os profissionais tiveram, como para cada edição, a oportunidade de reencontraros MOFs. Design de armação à medida, modelagem manual da matéria ou ainda fusão de cores, eles transmitem o gosto pela excelência profissional e os seus conselhos de entendidos reconhecidos..
Não perca a próxima edição que se trealiza de 2 a 5 de outubro de 2020 e junte-se ao FUTURÍSSILMO !
No entretanto, encontre-se connosco nos próximos eventos da SILMO FAMILY, uma grande família que mantém a vontade de conjugar moda & saúde, tecnicidade & comércio, anticipação & pragmatismo, inspiração & exigência, business e espírito festivo.