Eventos

CARREFOUR DU BOIS

Encontro Internacional da Madeira

27 de maio de 2020 - 29 de maio de 2020

Nantes, Parc das Exposições de la Beaujoire

Encontro Internacional da Madeira

A feira Carrefour International du Bois (Feira Internacional da Madeira) é uma bienal organizada no Parc das Exposições de la Beaujoire, Nantes- França. Reúne mais de 550 expositores (35% dos quais internacionais) e 10 520 visitantes, todos profissionais e provenientes de 80 países.

Organizada por profissionais da madeira ( Atlanbois et le Grand Port Maritime de Nantes Saint Nazaire), este evento único na Europa é do agrado unânime dos participantes. O tamanho limitado dos stands (inferiores a 36m2) e a especialização dos expositores em relação ao material (serragem, painéis, soalho, revestimentos, embalagens, elementos de madeira para a construção…) garatem o sucesso do certame.

A repartição pelos vários halls não é setorial mas sim em função dos hábitos e necessidades de cada um, consoante as disponibilidades do salão.

À exceção do "Espace Techniques & Solutions Bois" - Espaço Técnico & Soluções da Madeira - o espaço prescrição e construção madeira da feira que reúne os expositores que propõem técnicas & soluções para profissionais da construção; a sala de conferências; o espaço Prescrição – Informação pilotada pela Atlanboise agrupando os organismos profissionais de informações da fileira – Madeira – Construção.

Uma agenda de 3 dias, repleta de eventos

Conferências Técnicas & Soluções Madeira

A feira propõe um ciclo de conferência sobre assuntos relevantes da atualidade da madeira com peritos franceses e internacionais. Mercados, técnicas construtivas, remodelação de interiores, arquitectura de madeira em France e a nível internacional, permitindo a cada um encontrar no programa uma conferência que corresponda às suas expectativas.

SILMO

Feira Internacional do setor da Ótica – Óculos

02 de outubro de 2020 - 05 de outubro de 2020

Paris Nord Villepinte, FRANÇA

SILMO PARIS 2019 :

SILMO Paris, uma fonte inesgotável

A afluência dos visitantes ao longo de todo o SILMO Paris 2019, demonstra-nos a força de um salão instalado como um marco temporal para toda a fileira óptica. Foram 35 888 profissionais (+2.5 / 2018) dos quais 56% de internacionais e 44% de franceses que se deslocaram para descobrir os produtos e serviços dos 970 expositores presentes. Uma edição que levantou o véu sobre o excelente clima de negócios que se está a viver, como testemunharam os expositores com os stands « invadidos » por visitantes à procura de novidades.

Sustentado por uma «welcome atitude», o SILMO Paris é um dos mais importantes encontros profissionais do setor. Uma rampa para o lançamento de novas marcas, para a descoberta de novas coleções, uma exploração às tendências mundiais ao cruzamento das inovações no design, à tecnologia e também ao retalho. O SILMO Paris está em consonância com os tempos atuais tanto na anticipação como na reatividade.

A função inicial do salão é e será a de um ponto de encontro entre a oferta et e a procura num dado momento T, o SILMO Paris diferencia-se por um desenvolvimento de conteúdos riquíssimos aliados a um ecosistema de animações únicas que alimentam o profissionalismo e a curiosidade tanto dos visitantes como dos expositores.

SILMO Next, o futuro no coração do SILMO Paris

O espaço SILMO Next investiga o futuro através de espaços interativos e de talks destinados a desvendar, explicar, entender os desafios das tecnologias do setor da óptica tendo como foco principal este ano, a digitalização dos pontos de venda, a visão aumentada, os óculos conectados e a impressão 3D.

Embora alguns tivessem predito o desaparecimento dos pontos de venda físicos como consequência do comércio em linhaa atual situação prova o contrário. O ponto de venda físico continua a ter a preferência, pois oferece uma experiência que o comércio em linha não oferece (ver o produto real, dispor do produto no imediato, experimentar o produto, tocar-lhe, ter acesso aos conselhos diretos dos vendedores…).

Apesar disto e mesmo permanecendo fiéis ao ponto de venda físico, verifica-se uma alteração no comportamento dos consumidores. Estão mais conectados, mais informados, mais móveis, uma atitude que torna as fronteiras entre o ponto de venda físico e o comércio digital menos nítidas. Em consequência, a introdução no seio do ponto de venda físico de ferramentas digitais e de tecnologias oferece uma maior eficiência comercial e um novo encantamento do ponto de venda, graças ao desenvolvimento de uma melhor experiência com o cliente.

Por trás desta digitalização, as reflexões dos intervenientes ao partilharem as suas experiências fizeram sobressair a necessidade de apropriação dos produtos do futuro — visão aumentada, óculos conectados, armações à medida impressas em 3D — que nos trazem hábitos novos com grande valor acrescentado para os profissionais da óptica.

Acompanhando este movimento e para desenhar o perfil do óptico do futuro, o SILMO Paris voltou a inovar com uma estreia mundial no setor da ótica: a aventura HACKATHON.
5 Equipas internacionais de diversos horizontes implicaram-se durante 24h a fim de transmitirem, com toda a sua energia, a sua visão do retalho do futuro. Ideias, maquetes, conceitos de sucesso, elas ofereceram respostas às temáticas da sociedade. Projetos que muito enriquecerão o salão SILMO Paris 2020 e que serão realçados ao longo de todo o ano.

O SILMO Next abordou este ano um tema de primeira ordem para a fileira: a RSE, a famosa responsabilidade social das empresas, a RSE que faz perguntas e que nos leva a inovar, e a investir em todos os domínios sejam eles ambientais, sociais ou societais.

Com o pragmatismo e o espírito colaborativo que o caracterizam, o SILMO Paris propõe a todo o setor uma reflexão coletiva (indústria, distribuição comércio de retalho, eventos) em torno dos desafios da RSE para o futuro. Os grupos de trabalho reúnem intervenientes de todos os horizontes e com base no voluntariado declarado em setembro último, estarão implementados no início de 2020. O fruto dos seus trabalhos será partilhado com todos os profissionais por ocasião da próxima edição do SILMO Paris.

O FORUM DAS TENDÊNCIAS, uma vitrina de exceção

Em matéria de design, as tendências seguem-se mas não se assemelham... das mais ousadas às mais bem comportadas, das mais inovadoras às mais vintage, o setor da óptica adota as grandes linhas estilísticas do momento. São peças que entram em cena ao vivo na LA SELECTION, o melhor da criação. Tudo em eco com o magazine digital TRENDS by SILMO. A cada edição, o SILMO Paris empenha-se em decifrar as tendências (formas, cores, matérias, estilos), a decifrar os sinais fracos e a sintetizá-los nas páginas desta revista acessível a todos os profissionais.

O SILMO D’OR

Para estar na vanguarda da tendência ou desenvolver-se, as empresas devem criar valor e inovar em todos os aspetos criativos dos seus produtos e serviços. A inovação é um processo concreto que se planifica, que é realisável e que deve adaptar-se às necessidades dos consumidores e dos mercados. A inovação é um meio para atingir os objetivos estratégicos, de melhoramento da competitividade, de diferenciação e de criação de valor.

Todos estes pontos estão no centro das escolhas dos júris dos SILMO d’OR que, desde há 25 anos, coroam a criação e a inovação.

Prémio Internacional do Óptico do Ano de 2019

A Associação Internacional dos Ópticos, IOA, é um organismo internacional cujas ações visam a valorização e o desenvolvimento da profissão em todo o mundo.

O prémio IOA/SILMO do óptico do ano reconhece assim a importância do profissional da óptica na difusão de produtos de qualidade e a sua contribuição para melhorar a saúde visual das pessoas

Por ocasião do SILMO Paris 2019, os representantes das associações nacionais dos profissionais da óptica membros da l’IOA nomearam cinco profissionais de exceção e o premiado foi proclamado no decorrer da prestigiosa cerimónia dos SILMO d’Or que se realizou em Paris : Andrew Keirl, óptico britâtico.

SILMO Academy

Este ano o colóquio científico interessou-se pelo tema «A Refração»: os seus problemas, a sua fisiologia as suas soluções. Para mais informações, descubra aqui o abstrato.
Pelo quarto ano consecutivo, o SILMO ACADEMY apoia um projeto científico em ciências da visão e da óptica com à partida, uma bolsa de 10.000 euros.

No SILMO Paris, os ópticos protugueses encontram-se no centro de um reator duplo «acolhimento e convivialidade», «conhecimento e partilha» com um vasto dispositivo de serviços que facilitam e enriquecem a sua vida profissional.

Assim, a reputada « welcome attitude » do SILMO Paris traduz-se e reflete-se através de um reconhecimento particular. Quer se trate de um programa de fidelidade para os visitantes, de spots no centro do salão, especialmente concebidos para se deleitar, distender-se e partilhar –Bar à Eau, Bar à Champagne – ou ainda uma conciergerie VIP, tudo é posto à disposição para acompanhar da melhor forma os profissionais do setor.

Dentro deste objetivo de partilha foi criado o SILMO Emploi com a organisação de um workshop empregador e de um workshop empregado. Guiados e aconselhados por especialistas, esses ateliers interativos oferecem-lhes a chave para que possam fazer evoluir de forma eficiente a sua empresa ou a sua carreira.

E para mergulhar ainda mais nas descobertas, os profissionais tiveram, como para cada edição, a oportunidade de reencontraros MOFs. Design de armação à medida, modelagem manual da matéria ou ainda fusão de cores, eles transmitem o gosto pela excelência profissional e os seus conselhos de entendidos reconhecidos..

Não perca a próxima edição que se trealiza de 2 a 5 de outubro de 2020 e junte-se ao FUTURÍSSILMO !
No entretanto, encontre-se connosco nos próximos eventos da SILMO FAMILY, uma grande família que mantém a vontade de conjugar moda & saúde, tecnicidade & comércio, anticipação & pragmatismo, inspiração & exigência, business e espírito festivo.

SIMA SIMAGENA

Feira Mundial dos Fornecedores da Agricultura e da Pecuária

8 de novembro de 2020 - 12 de novembro de 2020

Paris Nord Villepinte, FRANÇA

SIMA 2019:
UM CLIMA DE NEGÓCIOS CONSOLIDADO E UM SALÃO VOLTADO PARA A
INOVAÇÃO

Marcada por um intenso clima de negócios e por uma progressão do número de visitantes internacionais, a edição de 2019 do SIMA, mundial dos fornecedores da agricultura e da pecuária, fechou as portas com um balanço muito positivo! 230 000 profissionais do mundo inteiro (frequência estável em relação a 2017) encontraram-se em Paris Nord Villepinte para descobrirem as mais recentes inovações, partilharem ideias sobre os desafios do mundo agrícola e encontrarem respostas concretas e adaptadas aos seus trabalhos quotidianos.

O salão foi inaugurado por Didier Guillaume, Ministro da Agricultura e da Alimentação, no domingo 24 de fevereiro de 2019 que aproveitou a visita para reiterar o seu apoio à fileira e salientar a importância das novas soluções, dedicadas ao desenvolvimento da agroecologia.

  • Um intenso clima de negócios

O mundo agrícola reuniu-se no SIMA com inúmeros projetos para concretizar. « Nós estamos muito satisfeitos com a elevada frequência do SIMA este ano. A nossa presença ofereceu-nos a possibilidade de realizar múltiplos contatos de qualidade, com os construtores e com as outras startup, presentes no espaço, o que permitiu criar sinergias e lassos fortes para o futuro», precisa Oscar Lauby, diretor de Desenvolvimento da HKTC Technologies. «Tivemos uma grande afluência graças à
medalha de prata que ganhámos no SIMA Innovation Awards 2019. Diversas delegações estrangeiras passaram pelo nosso stand para apresentarem aos investidores a novidade premiada». Acrescenta Stéphanie Deboude, Presidente da Sodijantes Industrie. Michel Weber, Directeur de marketing e comunicação da New Holland France concluíu «constatámos uma grande dinâmica no nosso stand,
nomeadamente nos 3 primeiros dias, com um estado de espírito muito positivo».
O direct business, ausente do salão durante algumas edições e retomado em 2017, confirmou-se em 2019 com a assinatura de diversas encomendas!

  • Um salão definitivamente internacional

Graças ao aumento do número de expositores internacionais (+ 12,5 % e 42 países representados),25 % dos visitantes vindos de 140 países e 400 delegações internacionais, o SIMA confirma a sua posição internacional.

Uma realidade reforçada pela presença de Jean-Baptiste Lemoyne, Secretário de Estado junto do Ministro da Europa e dos negócios estrangeiros.

Uma realidade partilhada por inúmeros expositores: «apercebemo-nos que o elevado nível da inovação francesa atraía inúmeros "gestores agrícolas" oriundos da América e da Europa de Leste» comentou Xavier Faure, Cofundador de Piloter sa Ferme.

«Este ano, o nosso objetivo concentrou-se na animação e na convivialidade da nossa rede: um grande número dos nossos concessionários respondeu presente, assim como inúmeros agricultores.

Constatámos um aumento dos visitantes internacionais: passaram pelo nosso stand cerca de uma trintena de nacionalidades. A conjuntura do mercado, bem melhor do que em 2016/2017, foi notória pelo otimismo e pelo clima de negócios que reinam; tivemos diversas encomendas», sublinhou Benoit Carré, Presidente da Carré.

  • Um conteúdo largamente plebiscitado

Em consonância com as preocupações do mundo agrícola, o SIMA apresenta uma visão real de 360 ° da diversidade das produções e das soluções. Muitas conferências e eventos foram organizados, atraindo mais de 2.000 pessoas:

  • As mesas redondas em torno dos grandes desafios do mundo agrícola, tais como a agricultura biológica, os sistemas de cultura do amanhã, a agricultura na era do numérico, a pecuária e a AgTech ;
  • A Cimeira Africana do Sima, a conferência internacional e ferramenta prática para o desenvolvimento no continente africano, reuniu cerca de 200 pessoas e deu aso a uma importante troca de ideias construtivas;
  • O SIMA Dealers’ Day, Dia do Concessionário, reuniu distribuidores de todo o mundo sob o tema da formação e da evolução da profissão de concessionário;
  • O Job dating ofereceu a 190 candidatos a possibilidade de descobrirem cerca de 50 postos de trabalho propostos por 16 empresas. Foram já assinados inúmeros contratos;
  • Um Hackathon, trata-se de mais uma novidade desta edição de 2019, organizada pela Ferme digital com a colaboração da sociedade Atos, que ofereceu a possibilidade aos codificadores e aos profissionais do setor agrícola de se debruçarem durante 48 horas sobre a utilizção dos dados espaciais na agricultura. O primeiro prémio foi atribuído à Ohm sweet home pelo projeto « Mes
    Parcelles » otimizando a definição do potencial do solo via Sentinel.

Este conteúdo foi largamente divulgados nas redes sociais. Resultado, mais de um milhão de impressões #SIMA foram registadas no Twitter durante o salão.

« Para nós o SIMA é um salão histórico, um encontro a não perder. É um espaço de trocas, onde podemos estar em contato direto com os profissionais do setor agrícola e beneficiar dos seus retornos de experiência. Este ano tivemos os primeiros contatos com alguns dos influenciadores do mundo agrícola a fim de desenvolvermos uma abordagem colaborativa com eles», explicou-nos Franck Lethorey, Chargé de relations presse et communication chez Manitou Group.

  • Um recorde para o SIMAGENA !

No espaço de alguns anos, o SIMAGENA tornou-se incontornável na genética bovina. A jornada da pecuária, uma novidade na edição de 2019, foi palco de inúmeros momentos: open-shows, leilões internacionais, mesas redondas. O evento ficou marcado por un redorde europeu histórico: o novilho Gah Olga des Grilles, filha de Boldi V Gymnast foi vendida por 130 000 euros, a dois
sindicatos de criadores canadianos e alemães, durante o leilão Paris Dairy Sale organizado pela Gènes Diffusion.

« O SIMAGENA é O salão profissional que destaca as empresas francesas e o seu savoir-faire. Esta edição de 2019 foi a mais bela desde o que KBS Genetic a organiza. Tivemos inúmeros contatos de diferentes países e em múltiplos domínios. A frequência quailitativa foi fortíssima com agricultores e profissionais diretamente envolvidos no SIMAGENA», declarou Giuseppe Pantaleoni da KBS Genetic,
organizador do SIMAGENA.

http://en.simaonline.com/
Agricultura e pecuária

ALL4PACK

FEIRA INTERNACIONAL DO PACKAGING ALIMENTAR E INDUSTRIAL

23 de novembro de 2020 - 26 de novembro de 2020

Paris Nord Villepinte - FRANÇA

A feira ALL4PACK Paris 2018 confirma que a revolução da embalagem está em marcha

As mudanças do mercado ditadas pelas exigências regulamentares e ambientais, as novas necessidades do comércio omnicanal BtoC e BtoB, as oportunidades oferecidas pela Industry 4.0, todos os temas da atualidade foram abordados entre 26 e 29 de novembro.

Nesta edição de 2018, a ALL4PACK Paris ofereceu vários momentos fortes e um vasto programa que contribuiu para a boa dinâmica dos encontros entre expositores e visitantes.

Uma edição que se destacou pela qualidade, essencialmente no que diz respeito aos interlocutores portadores de projetos e investidores. Os 1 100 Business Meetings entre decisores e expositores organizados pela feira (contra 500 em 2016), favoreceram muito as trocas comerciais.

Em números: a ALL4PACK Paris 2018 reuniu, de acordo com as previsões, 79 000 profissionais, entre os quais

1 350 Expositores e suas equipas.

  • Os dois primeiros dias assinalaram uma forte presença internacional aproximadamente 35% de visitantes internacionais entre os quais 21% oriundos do continente Africano. Um total de mais de 60 países representados e delegações estrangeiras entre as quais: Alemanha, Cuba, Israel, Japão, Taïwan, Turquia…
    Para França, 35% da Região Ile de France e 65% das restantes regiões.
    O programa de conferências – voluntariamente mais seletivo com 25 conferências e mais de:

80 speakers – tratou dos grandes desafios da atualidade em sessões muito concorridas tais como:
-  Conferência sobre a dupla investigação europeia levada a cabo pela ALL4PACK e o seu livro Branco «A embalagem na véspera da revolução».
-  A entrega de prémios «Pack The Future», Sustainable Plastic Packaging Award 2018, pilotado pela Elipso, o sindicato francês das empresas de embalagens plásticas e flexíveis e o seu homólogo alemão Industrievereinigung Kunststoffverpackungen e.V. (IK).
-  As últimas inovações em matéria de embalagens plásticas e flexíveis (concurso europeu Pack de Future),
-  A embalagem do futuro: a odisseia do pack, a reciclagem das embalagens do futuro, os desafios específicos dos plásticos.
-  O « sustainable » packaging responde às expectativas dos consumidores.
As entrevistas dos speakers podem ser visualizadas no YouTube.
A visão alargada da inovação proposta pela Creative lounge, desempenhou o seu papel de descodificação e inspiração através das diferentes seleções propostas (ALL4PACK Innovation Awards, a Sélection SIAL Innovation, a do De Gouden Noot, os laureados do Pack the Future e o seu parceiro dinamizador de criatividade com vídeos selecionados pela CREAPILLS. Um espaço inédito que ilustrou perfeitamente o mote da ALL4PACK Paris 2018 : « Share your creativity ! »

  • Boa dose de energia do lado das Startups Labs !

Eram 16 e tiveram a oportunidade de se apresentarem no decorrer de um pitch para além de iniciar novos contactos com decisores do ecossistema da Embalagem e da intralogística. O feedback a quente é promissor. Visualizar no canal youtube da feira chaine Youtube.
Mais uma estreia para a ALLPACK Paris 2018 : a cimeira internacional do polietileno de tereftalato, cuja 22ª edição decorreu em Paris pela primeira vez, focou a economia circular e solidária, o ecodesign e os desenvolvimentos técnicos relativos à Termo formação e à pré-estiragem. Desde os fornecedores de matéria-prima aos recicladores passando pelos fabricantes de embalagens e decisores, o encontro PETnology European Conference reuniu todos os intervenientes da fileira. Excelente feedback dos organizadores Barbara et Otto Appel e dos participantes.

Próxima Edição ALL4PACK Paris :
de 23 a 26 de novembro de 2020 em Paris Nord Villepinte !

SITEVI

Salão international dos equipamentos e conhecimentos para as produções da vinha-vinho, azeitona, frutas-legumes

26 de novembro de 2019 - 28 de novembro de 2019

Parc des expositions Montpellier-France

FREQUÊNCIA RECORDENOS 40 ANOS DO SITEVI

O SITEVI, salão dos equipamentos e das técnicas para as produções vinha-vinho, azeitona, frutas e legumes, que se realizou em Montpellier entre 28 e 30 de novembro de 2017, beneficiou pela segunda edição consecutiva de um aumento do seu número de visitantes. Ao longo de três dias, o salão registou cerca de 57 000 entradas, ou seja uma progressão de 5 % em relação a 2015. A dinâmica desta 28ª edição vem confirmar a mobilização e a confiança dos profissionais das fileiras, no momento em que todos estamos confrontados com impotantes desafios.

O MAIOR SALÃO MUNDIAL AO SERVIÇO DAS TRÊS FILEIRAS

Com 1 100 expositores provenientes de 25 países (+ 10 % relativamente a 2015) e uma progressão de 19 % de expositores internacionais, o SITEVI 2017 ofereceu aos seus visitantes um evento repleto de inovações (mais de 300 novos produtos apresentados), reuniões e encontros, a fim de responder às preocupações das três fileiras. De realçar, o aumento do número de visitantes internacionais, oriundos de mais de 60 países (vs 52 países em 2015), prova do interesse e da diversidade da oferta do salão.

UM CONTEÚDO CONSAGRADO
Para festejar os seus 40 anos, o SITEVI concedeu um espaço relevante aos serviços e às animações a fim de acompanhar os visitantes de forma prática e eficaz:
 A operação Job dating ofereceu a possibilidade de se encontrarem empregadores e candidatos, com 402 dossiês de candidatura estudados e 105 entrevistas realizadas.
 As 40 conferências e ateliês foram seguidas de perto, juntando cerca de 2 000 participantes. Algumas das temáticas preferidas : A robótica, alavanca da viticultura – A produtividade dos olivais – As variedades de videiras resistentes.
 Quanto ao espaço de degustações, este último ofereceu a 600 visitantes a possibilidade de se familiarizarem com o perfil aromático dos vinhos e dos azeites do Midi.
 Por último, o Polo Internacional, que este ano multiplicou os serviçoes dedicados aos visitantes internacionais, propos para além das visitas a explorações, uma zona de produtores internacionais com degustações de produtos do mundo e diversas sessões de networking.

EM DIREÇÃO AO FUTURO!
Stéphane Travert, Ministro da Agricultura e da Alimentação, aquando da sua visita ao salão na quinta-feira 30 de novembro reiterou o seu apoio às fileiras. Quanto a Carole Delga, Presidente do Concelho Regional da Occitanie, anunciou um programa de investimentos no Parc des Expositions de Montpellier em vista do próximo SITEVI, de 26 a 28 de novembro de 2019.

Salões membros da Promosalons