Eventos

EUROPAIN

Feira internacional da panificação, pastelaria, geladaria,chocolataria & confeitaria

11 de janeiro de 2020 - 14 de janeiro de 2020

Paris-Nord Villepinte (França)

EUROPAIN 2018: REPLETO DE NEGÓCIOS E DE IDEIAS PARA OS EMPRESÁRIOS DA PADARIA PASTELARIA

Europain o salão profissional que reuniu durante 4 dias todos os atores da fileira padaria-pastelaria. Mais de 52 000 profissionais, dos quais um terço de internacionais, descobriram as novidades dos expositores, pela primeira vez distribuidos por três setores: PRODUZO, VENDO, ADMINISTRO. Espelho de um setor em plena efervescência, o novo Fórum Europain encheu-se de visitantes vindos informar-se sobre as grandes tendências e as melhores marcas da profissão. Os 4 Labs e os 3 grandes concursos dedicados ao universo da padaria pastelaria desvendaram receitas inéditas e revelaram talentos promissores ou já establecidos.

A EUROPAIN FAZ A SUA REVOLUÇÃO

O Europain ofereceu aos empresários da padaria pastelaria a possibilidade de encontrarem todas as soluções que lhes permitem produzir com maior rendimento, transparência e venderem com ferramentas inovadoras gerindo eficazmente para um melhor investimento. Segundo os expositores os visitantes de qualidade vieram com projetos concretos de investimento em material de produção ou em remodulação do ponto de venda.

Mais de 100 novidades foram apresentadas no salão: do lado dos produtos e ingredientes, assistimos a uma subida exponencial du bio e da transparência dos aprivisionamentos. Do lado do equipamento, a flexibilidade, a ergonomia e a eficiência energética impoem-se.

EUROPAIN A CENA MUNDIAL DA PADARIA

O salão Europain 2018 recebeu mais de 32% de visitantes internacionais vindos de todo o mundo, cada vez mais atraídos pela excelência francesa da fileira, ou seja uma subida de 12% em relação à última edição.

UM PROGRAMA DE EXCEÇÃO

O salão Europain organizou, pela primeira vez, o Fórum Europain, um verdadeiro think tank da padaria pastelaria dos anos 2020: 41 temas tratados e mais de 80 intervenientes entre os quais os emprersários da padaria francesa e internacional e vários peritos internacionais do domínio. Os 4 laboratórios (Lab Intersuc, Lab du Boulanger, a Boutique Restaurant e o novo Lab Bien Être e Naturalité (com Boréa) receberam mais de 100 demonstrações de pasteleiros e padeiros que transmitiam as suas astúcias e savoir-faire a centenas de visitantes.

TRÊS GRANDES CONCURSOS

A Coupe de france des Écoles:
Recompensa as melhores equipas de principiantes de padaria repartidas em duas categorias, e os vencedores são:

• Categoria Expetativas: IFI 03 – Avermes (03)
Sylvain BORD - Corentin KIEPURA - Elise MANATRAT
• Categoria Excelência: Institut de Métiers et des Techniques - Grenoble (38)
Romain AVIGNON - Jérémy DAGUET - Wendy GIROT

Os Masters de la Boulangerie :
Afrontam-se em 3 categorias, os melhores representantes das seleções à Coupe du monde de la Boulangerie. Os premiados são:
• World Master Baker Panification Nutritionnelle : Peter BIENEFELT – Países Baixos
• World Master Baker Panification Gourmande : Déborah OTT – França
• World Master Baker Panification Artistique : Peng Chieh WANG - Taiwan

O Mondial des Arts Sucrés :
12 equipas mistas homem/mulher afrontam-se durante uma prova de maratona de pastelaria de 19 horas à volta do tema «Luxo à francesa». O podium reuniu:
• 1er França: Marie SIMON - Loïc BEZIAT
• 2ème Malásia: Yap KEAN CHUAN – Hwei Min LAU
• 3ème Singapura: Carina TAN – Ben GOH

A VISITA DA MINISTRA
Segunda-feira 5 de fevereiro, a Ministra do Trabalho, Muriel Penicaud honrou-nos com a sua presença no salão Europain, uma visita ao encontro dos expositores e dos visitantes.

INTERMAT

Feira internacional da construção e das infra-estruturas

Abril de 2020 - Abril de 2020

Parc des Expositions Paris-Nord Villepinte

INTERMAT: O GRANDE ENCONTRO dos profissionais da CONSTRUÇÃO

INTERMAT, O salão internacional da construção e das infraestruturas da construção e obras públicas e dos materiais de estaleiro

INTERMAT PARIS OFERECE-LHE :

• A possibilidde de se encontrar com os fabricantes e fornecedores de materiais, equipamentos, soluções e técnicas para a construção.
• A presença das mais importantes marcas mundiais.
• A descoberta das mais recentes tendências e inovações tecnológicas da indústria da construção.
• Diversas demonstrações dinâmicas para avaliar o desempenho dos materiais e equipamentos em condições reais de utilização.
• Trocas de impressões com os peritos do setor da construção
• Relações priveligiadas com os dirigentes da industria mundial da construção construction
• O local: Paris, destino de eleição para o turismo de negócios.

UMA OFERTA REPRESENTATIVA DA INDÚSTRIA MUNDIAL DA CONSTRUÇÃO
• 1 500 expositores dos quais 70% de internacionais
• 6 pavilhões nacionais
• 37 países representados
• 30 000 m² de espaço de demonstrações : um espetáculo único no mundo!

UMA OFERTA REFORÇADA EM TORNO DE 4 POLOS

• Terraplanagem & Demolição
• Estrada, Indústrias dos materiais & Fundações
• Construção & Fileira do Betão
• Máquinas elevatórias, Manutenção & transportes

INTERMAT PRÉMIOS DA INOVAÇÃO 2018: APOIAR A INOVAÇÃO NUM SETOR EM CRESCIMENTO

Sob a presidência da FNTP, o concurso internacional dos INTERMAT Innovation Awards recompensa os materiais, técnicas, serviços e produtos que contribuem para o progresso…
Concorrem em diferentes categorias ligadas aos 4 polos da especialidade do salão: terraplanagem & Demolição; Estradas, Indústrias dos materiais & Fundações; Construção & Fileira do Betão; Levantamento, Manutenção & Transporte. Para serem selecionadas, as empresas deverão respeitar 5 critérios precisos:

• A economia: diminuição dos custos de investimento e de administração, simplification de la manutenção, melhoria do sistema de produção e valorização de produtos e técnicas.
• A conceção técnica e as tecnologias utilizadas: melhoria do desempenho e da produtividade.
• O funcionamento: qualidade do trabalho, ganho na produtividade, facilidade de manutenção e eficiência energética.
• Utilização: facilidade de emprego, ergonomia, conforto, segurança e melhoria das condições de trabalho e prevenção dos riscos.
• O respeito do meio ambiente : preservação do clima e da biodiversidade, tudo em favor da economia circular.

Para mais informações: clique aqui

O World of Concrete Europe instala-se no INTERMAT Paris 2018 para responder às necessidades do mercado da Fileira do Betão

O evento de referência, dedicado ao mercado europeu do betão, iniciado em 2015 em colaboração com a INFORMA EXHIBITIONS, reúne de 23 a 28 de abril de 2018 no centro do INTERMAT Paris, uma exposição, um programa de conferências e uma zona de demonstrações.

Consulte o CP dos Innovation Awards aqui

SIAL

A maior feira mundial do setor agroalimentar

18 de outubro de 2020 - 22 de outubro de 2020

Paris Nord Villepinte, FRANÇA

Alter’Native Food, Um espaço à parte no SIAL Paris 2018

Algo se está a passar no planeta Alimentação… Um fenómeno de grande envergadura ao qual o SIAL Paris se junta. Uma mini revolução que, discretamente, percorre o conteúdo do nosso prato e reinventa a forma como nos alimentamos: A Alternative Food – como já tinham adivinhado trata-se mesmo dela, – prepara-nos uma alimentação mais sã, mais respeitosa da natureza e do bem estar animal.
A Alter’Native Food Sector, um salão dentro do salão… e uma multitude de eventos.

De que se trata?

De artesãos e industriais, criadores e inventores da alimentação do futuro, ideias e conceitos a fervilhar em torno da Alternative Food. É simples, há mais ou menos por todo o lado e para todos os gostos. Um exemplo? As prateleiras das lojas de produtos alimentares estão repletas de produtos que contêm proteínas vegetais (proteínas do trigo, soja, legumes, etc.) onde a preocupação com o comer bem se conjuga com a do prazer; o aspeto e o sabor são particularmente trabalhados pelos fabricantes. Resultado, o número de inovações à base de substitutos de carne ultrapassa já o dos produtos de carne. E os consumidores pedem mais… é o que se chama um plebiscito!

Outro exemplo revelador, os alimentos fermentados como o Kombucha, o Kéfir, o Kimchi, … Os alimentos conhecidos de há longa data e de novo plebescitadops pelos consumidores pela sua naturalidade e vistudes para a saúde.

Alternative Food, fenómeno à escala planetária

Talvez que por trás do sucesso da Alternative Food se escondam, antes de mais, verdadeiras preocupações com a saúde. Após as grandes crises alimentares dos anos 90 e 2000, os consumidores voltam-se para uma alimentação sentida, devida ou indevidamente, como mais sã e mais ética. Para eles não se trata de se cuidarem comendo, mas sim fazerem atenção a si próprios não esquecendo a noção de prazer! Daí o sucesso dos produtos com sabores e texturas originais integrando uma noção de bem estar. Leites ou iogurtes vegetais, produtos «sem», enriquecidos em super frutos ou super legumes, bebidas naturais energéticas… a Alternative Food encontra-se em qualquer altura e por todo o lado à mesa! Em todo o mundo, 1/3 dos consumidores estima que a presença de ingredientes de origem bio influência a sua decisão de compra (fonte : Food 360° Kantar TNS)

L’Alter’Native Food Sector, um salão dentro do salão… e multiplos eventos

Tal fenómeno merece sem dúvida uma atenção particular. O SIAL Paris oferece à Alternative Food o seu lugar de destaque. Com a criação de um setor e de uma animação própria, a edição de 2018 – que se realiza entre 21 e 25 de outubro em Paris- Nord Villepinte – propõe uma visibilidade única a todos os atores da Alternative Food ! Um salão no salão que irá dispôr de uma sinalética e decoração próprias, num universo sem par!

Uma combinação única de experiências

Ponto alto do evento, o Setor recebe inúmeros expositores do planeta Alternative Food, especialistas de renome da alimentação sã e as as estrelas da inovação nesse domínio, qualquer que seja o seu país de origem. «É uma combinação única de experiências que propomos pela 1ª vez em 2018, explica com entusiasmo Nicolas Trentesaux, Diretor da cadeia SIAL. O SIAL foi sempre um percursor em matéria de alimentação e este ano decidimos ir ainda mais longe com este setor da Alternative Food, organizado no recinto do SIAL, o primeiro encontro mundial da inovação alimentar!».

Alter’Native Food Forum

Durante os 5 dias do salão, os atores da distribuição e da restauração, e os industriais terão oportunidade de trocarem ideias e descobrir tudo o que a Alternative Food lhes pode trazer tanto em termos de inovação como de oportunidades, através de conferências e de mesas redondas. A Alter’Native Food Forum prevê também visitas guiadas bilingues do setor sob dois ângulos: ingredientes alternativos (conduzidos por especialistas da NutriMarketing) e saúde (conduzidos por especialistas da Atlantic Santé).

Entre os temas abordados? Uma vista de olhos sobre as superfoods, o clean label, a agricultura 2.0, o desenvolvimento sustentável ou o bem estar animal.

O programa completo das conferências, mesas redondas e visitas guiadas estará disponível a partir do mês de junho de 2018, no sialparis.com.

Graças ao SIAL Paris, a Alternativa Food em breve será mais do que uma alternativa!

POLLUTEC

Feira Mundial das Soluções Ambientais & Energéticas

01 de dezembro de 2020 - 04 de dezembro de 2020

“Eurexpo France” Lyon - FRANÇA

Grande êxito do encontro dos atores do crescimento verde

A edição de 2018 do Pollutec confirmou, mais uma vez, o caráter único deste evento internacional que se tornou no ponto de encontro dos negócios do crescimento verde. 70 076 participantes vindos de 128 países diferentes, atestam da importância dos temas ligados ao ambiente e à energia para todos os profissionais que visitam há já 40 anos o Pollutec.

Foi uma edição comemorativa por ocasião do 40º aniversário da marca Pollutec, nascida em 1978, que tem vindo a transformar-se progressivamente no maior encontro da economia verde. De origem, o salon destinava-se sobretudo ao tratamento das poluições. Em seguida, foi integrando pouco a pouco soluções de prevenção para o ambiente e de luta contra o aquecimento climático, antes de se tornar no evento refletivo de uma verdadeira transformação dos modelos para os diversos setores económicos, consagrando-se em valorizar, em cada etapa, a inovação e os temas emergentes. O Pollutec está atualmente organizado em torno de 14 temas. Da gestão dos recursos à eficiência energética, passando pela biodiversidade e pela mobilidade.

Os primeiros feedbacks recolhidos no final desta última edição indiciam a importância deste evento ou seja uma para todos os atores do ambiente e do crescimento verde.

Temas da atualidade

A economia circular, um dos temas em destaque este ano, infiltrou-se pelos corredores e pelos espaços de animações, nas conferências e nas entregas de prémios e durante a Primeira Cimeira das cidades e dos territórios. Esta Cimeira ofereceu-nos, para além das declarações de intenção, a possibilidade de confrontarmos os resultados já obtidos pelas cidades e pelos territórios com os representantes das coletividades decididos a investirem. Neste domínio de multiplos desafios, o facto de poder trocar ideias com os seus homólogos de outras cidades ou países teve tanto de inédito como de construtivo. Um enorme sucesso para esta primeira edição cujo programa tinha sido elaborado a partir de 52 projetos identificados dans le cadre d’un appel à manifestation d’intérêt international.

Outro assunto eminentemente transversal, a questão dos plasticos, foi abordada sob todos os ângulos, da produção à valorização, passando pela recuperação e pela reciclagem (atingir o objetivo 100%, tender para uma economia circular, etc.). Em consequência, uma grande variedade de peritos apropriaram-se do tema durante todo o decorrer do evento.

O Pollutec 2018 ofereceu uma maior visibilidade aos desafios e às problemáticas do mar e do litoral, às ações a empreender e às soluções existentes, algumas das quais já estavam expostas. Era todo o interesse do Focus Mer & Littoral apoiado por um Fórun de conferências que nunca esteve vazio durante os 4 dias, em torno das questões de poluição dos mares, dos plásticos, dos riscos do littoral…

Um trampolin para a inovação ambiental

O Pollutec confirmou a sua posição de capital mundial da inovação ambiental. Startups, tecnologias, métodos organizativos, temas emergentes, novas abordagens…, toda uma dinâmica, desenvolvida durante 4 dias para todas as áreas do ambiente e da energia. Foram 156 soluções inovadoras préviamente declaradas e colocadas no centro das atenções. Vinte delas foram pré-selecionadas no quadro da «Vitrine de l’Innovation» organizada pela Pexe. Os três premiados finais, Starklab, Stepsol e Nereus*, receberam o prémio das mãos de Brune Poirson, Secretário de Estado do ministro de Rugy, Stéphanie Gay-Torrente, diretora do salão e Jean-Claude Andréini, presidente do Pexe.

Como habitualmente, nessa profusão da inovação ambiental, o Pollutec acolheu diversas entregas oficiais de prémios e de troféus. Os Prix Entreprises & Environnement do Ministério e da Ademe distinguiram Fnac Darty Participations et Services, Jimini’s, Alterea Cogedim, Covivio et Odyssée Environnement. Os Trophées Export das Eco-entreprises propostas pela Ademe, Bpifrance e Business France ont retenu Enogia, Green Creative, Quiet Oceans, Metron e NBC Sarl. E as marcas Aquaplus de l’UIE foram entreggues este ano à Abas, Aquatiris, Biorock, Simop, Sotralentz Habitat, Stoc Environnement e Tricel France.

Proxima edição - 01 a 04 de dezembro de 2020

Consulte os números da edição de 2016

Salões membros da Promosalons